Os avanços tecnológicos trouxeram uma série de facilidades para o nosso dia a dia. Hoje, podemos facilitar uma série de tarefas através de arquivos digitais. E foi pensando nessa tendência bem como visando facilitar o dia a dia dos contribuintes que o Governo Federal lançou em 2017 a Carteira de Trabalho Digital.
Esse app tem como objetivo facilitar não só a consulta de informações sobre os vínculos trabalhistas, mas também a solicitação da segunda via desse documento tão importante para qualquer trabalhador brasileiro.
Apesar da Carteira de Trabalho Digital não servir de substituta para a versão impressa, ela traz uma série de vantagens para o contribuinte. Com ela, você conseguirá consultar as informações dos seus vínculos de trabalho de qualquer lugar, e com total segurança.
Continue lendo esse post e confira o passo a passo que elaboramos para você aprender como usar a carteira de trabalho digital.
Passo a passo para usar a Carteira de Trabalho Digital
Um dos grandes diferenciais da CTPS Digital é que ela está disponível para Android e iOS, de forma totalmente gratuita. Confira abaixo como baixar e acessar esse aplicativo que promete otimizar o dia a dia dos contribuintes:
Veja também:
- Seguro desemprego – Veja como funciona e faça o cálculo online do valor da parcela;
- Rescisão Trabalhista – Cálculo online do valor da indenização;
- Plano de Cargos e Salários – Veja como elaborar um para sua empresa.
- Primeiramente abra a app store do seu smartphone e procure por CTPS Digital
2. Em seguida, toque em Instalar. Aguarde o download e instalação do app;
3. Depois que ele estiver instalado no seu aparelho, vá até o menu do seu smartphone e clique no ícone do CTPS Digital;
4. Agora, deslize o seu dedo da direita para a esquerda para aparecer as opções do app;
5. Toque em Entrar;
6. Digite os seus dados de acesso do Cidadão.BR;
7. Faça a verificação de segurança tocando em Não Sou Um Robô e depois clique em Entrar;
8. Em seguida, toque em Autorizo para permitir que o app tenha acesso aos seus dados.
Pronto! Você será redirecionado para a home page do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e poderá acessar todas as informações desse documento.
Como fazer cadastro no Cidadão.BR?
Para conseguir acessar a CTPS Digital, você precisa ter um cadastro na plataforma Cidadão.BR. veja abaixo como se cadastrar.
- Primeiramente acesse esse link http://cidadao.dataprev.gov.br/;
- Em seguida, clique em cadastre-se. A opção fica localizada no canto superior direito;
- Você será redirecionado para um formulário onde deverá informar todos os dados solicitados;
- Faça a verificação de segurança clicando em Não Sou um Robô;
- Clique em Próximo;
- Agora você terá que responder 5 perguntas para a confirmação da sua identidade. Todas elas são relacionadas aos seus vínculos de trabalho;
- Após responder todas as perguntas, você receberá uma senha inicial. Guarde ela;
- Abra o app CTPS Digital e digite o seu CPF e senha;
- Em seguida você precisará criar a sua senha definitiva;
- Clique novamente em Não Sou um Robô para fazer a verificação de segurança e finalize o processo.
Agora você já está cadastrado no Cidadão.BR e poderá acessar a sua Carteira de Trabalho Digital.
É possível fazer a primeira via da CTPS através do app Carteira de Trabalho Digital?
Sim é possível solicitar tanto a primeira como a segunda via da CTPS no app Carteira de Trabalho Digital. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:
- Abra o app no seu celular;
2. Deslize o dedo da direita para esquerda e toque em Solicitar 1ª Via;
3. Siga as orientações do aplicativo e preencha o formulário de pré-cadastro;
4. Depois é só comparecer em uma unidade da Previdência Social em até 30 dias;
Viu como é fácil usar a Carteira de Trabalho Digital? Com ela é possível consultar os dados dos seus vínculos de trabalho mais facilmente, e ainda ter acesso a outros serviços.
Gostou do post? Agora já sabe como ter acesso a sua CTPS Digital? Comente abaixo!